Grupos de Pesquisa

O Programa possui dois grupos de pesquisa: Desenvolvimento, Políticas Públicas e Meio Ambiente e Economia Internacional e Agrícola.

Desenvolvimento, Políticas Públicas e Meio Ambiente

» Objetivo:

O grupo tem por objetivo estudar questões relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico, às políticas públicas e ao meio ambiente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFV.

» Informação Geral:

Em linhas gerais, esse grupo pretende: analisar o estágio de desenvolvimento dos países, propondo, quando for o caso, a adoção de políticas capazes de reduzir as desigualdades e aumentar a velocidade com que os países se desenvolvem; avaliar a efetividade das políticas públicas (econômicas e sociais), assim como propor modificações que as tornem mais eficazes, e sugerir novas políticas; valorar ativos ambientais e propor índices de desenvolvimento que levem em consideração o meio-ambiente.

Os estudos geralmente utilizam instrumental estatístico e matemático, como modelos de séries temporais, avaliação microeconométrica, análise multivariada, métodos não-paramétricos e sistemas dinâmicos. A aplicação desses instrumentais, vale ressaltar, é precedida por estudos aprofundados em teoria econômica para a formulação de hipóteses a serem testadas.

 

» Recursos Humanos:

- Pesquisadores:

Adriano Provezano Gomes Evandro Camargos Teixeira
Cristiana Tristão Rodrigues Fabrício de Assis Campos Vieira
Eduardo Lopes Marques Francisco Carlos da Cunha Cassuce (Líder)
Elaine Aparecida Fernandes Giovana Figueiredo Rossi
Elvanio Costa de Souza Luciano Dias de Carvalho

 

- Estudantes:

Aboubacari Mohamed Abdoulaye Loredany Consule Crespo Rodrigues
Adauto Brasilino Rocha Junior Nagai Moreira Gandra
Dyonatan Kristian Barcelos Florentino Pedro de Oliveira Rodrigues
Felipe Miranda de Souza Almeida Rafael Luis Comini Curi
Fransuellen Paulino Santos Raquel Gomes Ramos Silva
Hugo Deleon de Freitas Valquiria Bisarro Loureiro
Isa Dora Almeida Oliveira da Silva Vinicius de Oliveira Pinto
Lauro Antonio Rodrigues Bicalho Waldemiro Peterle Neto
Lauro Marques Vicari

 

- Técnicos:

Gabriel Teixeira Ervilha

 

» Linhas de Pesquisa:

    Desenvolvimento e Crescimento Econômico:

Avaliar os principais determinantes do crescimento e desenvolvimento econômico dos países, focando nos fatores capazes de promover o crescimento/desenvolvimento e reduzir as desigualdades geradas; Verificar os fatores capazes de reduzir a fragilidade financeira e social das famílias, indicando políticas capazes de alterar as condições de insegurança observadas.

    Economia da Educação:

Analisar os determinantes da demanda e oferta de educação; Verificar os efeitos das políticas de financiamento público sobre a geração de capital humano; Avaliar as relações entre capital humano-educação-produtividade do trabalho; Analisar os efeitos dos investimentos em educação sobre a geração e distribuição de renda.

    Economia do Trabalho:

Avaliar os determinantes da geração de emprego; Verificar os principais fatores geradores de segregação no mercado de trabalho; Analisar as causas da geração de renda proveniente do trabalho principal; Avaliar os determinantes das diferenças de rendimento provenientes de discriminação no mercado de trabalho.

    Meio Ambiente:

Avaliar e propor políticas públicas aplicadas ao meio ambiente; Valorar ativos ambientais e propor índices de desenvolvimento que incorporem o fatores ambientais.

    Métodos Quantitativos em Economia:

Desenvolver análises aplicadas de eficiência; Promover avaliações do comportamento dos agentes econômicos através de análises microeconométricas; Desenvolver análises práticas através da simulação de sistemas dinâmicos; Desenvolver previsões de variáveis econômicas.

    Teoria Econômica:

Desenvolver análises relacionadas ao comportamento do consumidor e das firmas; Analisar e propor medidas de políticas macroeconômicas.

 

■ Economia Internacional e Agrícola

» Objetivo:

O grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas nas áreas de Economia Internacional e Agrícola no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFV.

»  Informação Geral:

O grupo de Economia Internacional e Agrícola, criado em 2001, tem por objetivo estudar a natureza da interdependência global dos mercados de produtos agrícolas, identificando os problemas reais e monetários emergentes. As estruturas dos mercados são analisadas não só sob o ponto de vista dos consumidores, mas também dos governos e das instituições envolvidas. Através de técnicas quantitativas, os modelos conceituais e teóricos são contrastados com dados do mundo real, para o estudo da composição do comércio internacional, das variações nos fluxos e preços e dos efeitos das diferentes políticas comerciais e industriais adotadas pelos diferentes países.

»  Recursos Humanos:

- Pesquisadores:

Carlos Antônio Moreira Leite Fernanda Maria de Almeida
Eduardo Lopes Marques Francisco Carlos da Cunha Cassuce
Elaine Aparecida Fernandes Orlando Monteiro da Silva (Líder)

 

- Estudantes:

Jacqueline Silva Batista Marcela Olegário Santos
Jeruza Haber Alves Ramon Ricardo Aureliano Dal Castel
Lívia Maciel Heringer Tiones Ediel Franzen

 

- Técnicos:

Gabriel Teixeira Ervilha

 

» Linhas de Pesquisa:

    Economia internacional e interdependência de mercados:

Estudar a natureza da interdependência global dos mercados, identificando os problemas reais e monetários emergentes. As estruturas dos mercados são analisados não só de ponto de vista dos produtores e consumidores, mas também das instituições envolvidas. Através de técnicas quantitativas, os modelos conceituais e teóricos são contrastados com dados do mundo real, para o estudo da composição do comércio, das variações nos fluxos e preços e dos efeitos das diferentes políticas comerciais.

    Medidas não tarifárias ao comércio internacional:

Levantar, analisar e quantificar as medidas não tarifarias que afetam os fluxos de comércio de bens e serviços no comercio internacional.

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Economia – DEE
Secretaria de Pós-Graduação – (31) 3899-1537
Campus Universitário, s/n
36570-000 – Viçosa – MG.

Mapa Tridimensional da UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress