Infraestrutura

» Laboratórios

O Programa dispõe de três salas de uso exclusivo dos alunos da pós-graduação, sendo: 1) um laboratório de informática com 8 computadores ligados à internet, ambiente wireless, e 3 impressoras; 2) uma sala com bancadas para estudo individual; e 3) uma sala com mesas para estudo em grupo.

O Departamento de Economia dispõe também de mais quatro salas para uso do Programa: 1) uma sala de aulas e de seminários com capacidade para 60 alunos equipada com aparelho multimídia; 2) uma sala de aulas equipada com aparelho multimídia; 3) uma sala de defesa de dissertações; e 4) uma sala exclusiva para a secretaria do Programa.

Ainda dentro do departamento os alunos podem ter acesso a: 1) uma sala de pesquisa que abriga, desde 1985, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa), cujo banco de dados pode ser utilizado para a elaboração de dissertações e artigos; 2) uma sala que reúne um grupo de professores e alunos, responsáveis por uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa; 3) uma sala de pesquisa que abriga um projeto sobre barreiras não-tarifárias; e 4) um laboratório de informática do Departamento de Economia com 20 computadores ligados à internet, equipamento multimídia e ambiente wireless.

O recém-criado IPPDS (Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável) dispõe de 3 andares, sendo que 1 deles, com 9 salas, é destinado para aulas, e os outros 2, para pesquisa.

 

» Biblioteca Central

A Biblioteca Central está localizada no centro do campus universitário e ocupa um edifício moderno e funcional de quatro andares, com área total de 12.816,59 m2. Disponibiliza aos usuários mais de 1.500 postos de estudos/pesquisas, que incluem salas de estudos individuais e em grupo, salões de leitura, além de espaços especiais, tais como salas para deficientes visuais, com obras em Braille, sala de videoconferência, coleções especiais, coleções de obras raras, multimídia, mapoteca, sala de vídeo, espaço para alunos do ensino médio e fundamental, espaços para leitura de lazer, espaços para pesquisa às bases,  espaço para estudo de línguas estrangeiras e hall para exposições diversas e um auditório, todos com espaço físico adequado.

No andar térreo, funcionam: a diretoria e a secretaria de expediente, a sala de reserva, a seção de referência, terminais de consulta ao acervo através do sistema Virtua/VTLS com serviço de auxílio ao usuário, (também pode ser acessado via internet utilizando-se qualquer navegador de rede através do site www.bbt.ufv.br), amplas áreas de estudos, o COMUT, portal da CAPES, a sala de vídeo conferência com 56 lugares, o auditório de 170 lugares, hall de exposições, o setor de restauração do acervo, e outros setores técnico-administrativos. No primeiro andar estão localizados três salas com revestimento acústico para estudo em grupo, 12 salas de estudo individual, multimídia, mapoteca, coleção das Nações Unidas, coleção UFV, serviço de reprografia, seção de seleção e aquisição, seção de catalogação e classificação, setor de assistência às bibliotecas setoriais, coleção de obras raras, laboratório de história, Sistema Brasileiro de Informação do Café (SBICafé) e a biblioteca digital de teses e dissertações da UFV. No segundo andar, localiza-se a coleção de livros, teses e boletins, a seção de circulação e empréstimos, videoteca, sala de vídeo com 36 lugares, três salões de leitura e área de leitura com mesas para estudos em grupos e individuais. No terceiro andar, localiza-se a coleção de periódicos, obras em Braille (equipada com dois computadores e impressora em Braille), amplo salão de estudo e salas de estudos individuais.

Os bens patrimoniais classificados como acervo bibliográfico, localizados na Biblioteca Central e nas bibliotecas setoriais no campus de Viçosa atingiu em dezembro de 2012 os seguintes quantitativos: 177.467 livros, 29.053 teses, 43.970 publicações seriadas, 1.923 títulos de periódicos, 2.641 exemplares em Braille. O acervo também inclui 14.069 materiais especiais (mapas, “slides”, fitas de vídeo, “CD-ROM”, DVDs, disquetes, obras raras e outros), além de 10.818 relatórios, 5.308 folhetos e 10.540 separatas.

A Biblioteca Central disponibiliza serviços de comutação bibliográfica, levantamento bibliográficos de assuntos específicos, catalogação na fonte, normalização de publicações,

permuta e doação com 1.754 instituições nacionais e estrangeiras cadastradas, empréstimos de publicações e orientação aos usuários.

A Biblioteca Central presta serviços ao público 24 horas por dia e sete dias na semana, tendo, contudo, para alguns serviços, horários especiais de funcionamento.

 

» Bibliotecas Setoriais do Programa

A Biblioteca Setorial do Programa, localizada no Departamento de Economia conta atualmente com 473 títulos e 48 dissertações, entre importados e nacionais, disponibilizados para empréstimos para os professores e estudantes do Programa. Anualmente, são adquiridos novos títulos indicados pelos professores e estudantes.

Além da Biblioteca Setorial do Departamento de Economia os alunos têm acesso à Biblioteca Setorial do Departamento de Economia Rural. O acervo dessa biblioteca é composto de 8.028 livros; 2.064 teses e dissertações; 13.247 periódicos; 2.658 publicações de instituições; 548 trabalhos publicados; 126 obras de referência; 123 vídeos; 84 disquetes, 327 anuários e censo, 10 DVDs e 137 CDs, abrangendo diversas áreas do conhecimento, relacionadas com a economia.

Uma das principais vantagens das Bibliotecas Setoriais é a disponibilidade de periódicos específicos da área.

 

» Recursos de Informática

O Programa conta com ambiente wireless para acesso à internet; 8 computadores ligados à rede; 3 impressoras de uso exclusivo dos alunos da pós-graduação; 20 computadores dentro do Departamento de Economia para uso geral de estudantes, mais 20 no Centro de Ciências Humanas; salas de aulas e laboratório equipados com data show, lousa eletrônica e TV LCD; 4 notebooks à disposição dos professores e alunos para aulas e apresentação de seminários; e 1 equipamento de vídeo-conferência exclusivo para os Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte.

 

 

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Economia – DEE
Secretaria de Pós-Graduação – (31) 3899-1537
Campus Universitário, s/n
36570-000 – Viçosa – MG.

Mapa Tridimensional da UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress